Ocasiões Especiais e Bebidas
Postagem: 06/12/2018

Lombo de Natal

INGREDIENTES
• 1 kg de lombo de porco em peça
• 1,5 litro de leite
• 5 dentes de alho
• 4 ramos de sálvia
• 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
• 2 colheres (sopa) de manteiga
• raspas de 2 limões
• azeite a gosto
• sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO
1. Tempere o lombo com ½ colher (sopa) de sal e pimenta-do-reino a gosto – espalhe bem o sal com as mãos para temperar toda a superfície. Com a lateral da faca, amasse os dentes de alho e descarte cascas – não precisa picar.
2. Leve uma panela grande ao fogo e quando estiver bem quente, regue com 2 colheres (sopa) de azeite, coloque o lombo deixando dourar bem de todos os lados.
3. Transfira o lombo dourado para uma travessa e reserve.
4. Regue a panela com 1 colher (sopa) de azeite, junte os ramos de sálvia e os dentes de alho amassados. Refogue por 2 minutos até os dentes de alho dourarem e sálvia perfumar.
5. Regue a panela com o leite, aos poucos com cuidado para não espirrar, raspando bem o fundo da panela para dissolver os queimadinhos – eles dão sabor ao preparo. Volte o lombo à panela e deixe cozinhar em fogo médio até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 40 minutos até que o lombo esteja cozido e macio.
6. Desligue o fogo, retire e descarte os dentes de alho e os ramos de sálvia. Com uma pinça transfira o lombo para uma tábua, cubra com papel alumínio e deixe descansar por 10 minutos antes de cortar – assim os sucos da carne se redistribuem e o lombo fica suculento. Enquanto isso, prepare o molho.
7. Leve uma panela pequena com a manteiga ao fogo médio. Assim que derreter e começar a espumar, junte a farinha de trigo e mexa bem com uma espátula até a mistura ficar homogênea.
8. Volte a panela com o leite do cozimento do lombo ao fogo médio mexendo bem com um batedor de arame para dissolver qualquer gruminho de farinha. Deixe cozinhar, sem parar de mexer para não empelotar, por 8 minutos, até que o molho engrosse. Desligue o fogo, tempere com sal e pimenta a gosto e finalize com as raspas de limão.
9. Corte o lombo em fatias finas e disponha numa travessa. Sirva a seguir com o molho.

Share
Print Friendly

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *