PARA A MASSA

INGREDIENTES

• 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo

• 100 g de manteiga gelada em cubos

• ⅓ de xícara (chá) de açúcar

• 1 ovo

• 1 gema

• ½ colher (chá) de fermento em pó

MODO DE PREPARO

Numa tigela, misture a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Acrescente a manteiga em cubos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa.

Junte o ovo, a gema e amasse até formar uma massa lisa e bem macia. Modele uma bola e envolva com filme. Leve para a geladeira para firmar. Enquanto isso, prepare o creme de limão.

PARA O CREME DE LIMÃO

INGREDIENTES

• 8 gemas

• 1 xícara (chá) de açúcar

• caldo de 3 limões

• 100 g de manteiga gelada em cubos

• ½ colher (chá) de extrato de baunilha

MODO DE PREPARO

Sobre uma panela pequena, passe as gemas por uma peneira – reserve 4 claras numa tigela para utilizar no merengue da cobertura. Junte à panela o caldo de limão, o açúcar e o extrato de baunilha. Com um batedor de arame, misture bem até ficar liso.

Leve a panela ao fogo baixo e, com uma espátula de silicone, mexa por cerca de 10 minutos até engrossar levemente – passe a espátula por todo o fundo e laterais da panela para o creme não grudar.

Desligue o fogo e, sobre uma tigela, passe o creme por uma peneira (limpa) para eliminar os gruminhos de gema cozida. Com o creme ainda quente, acrescente os cubos de manteiga gelada, aos poucos, mexendo vigorosamente com o batedor de arame a cada adição para incorporar até ficar liso e brilhante.

Cubra com filme e leve para a geladeira para que esfrie totalmente antes de montar a torta. Enquanto isso, aproveite para assar a base.

 PARA ASSAR A MASSA

INGREDIENTES

• farinha de trigo para polvilhar a bancada

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 200 ºC. Separe uma fôrma redonda com fundo removível e 24 cm de diâmetro. Retire a massa da geladeira.

Polvilhe a bancada com farinha de trigo. Coloque a massa sobre a bancada e polvilhe mais farinha sobre a massa. Com o rolo de macarrão, abra a massa até formar um círculo 4 cm maior que o diâmetro da fôrma – polvilhe farinha durante todo o processo para evitar que a massa grude na bancada ou no rolo.

Enrole a massa sobre o rolo e transfira para a fôrma. Com as pontas dos dedos, pressione delicadamente a massa para cobrir o fundo e a lateral da fôrma. Com a faca corte o excesso de massa para nivelar a altura – a torta deve ficar com no mínimo 3 cm de altura.

Com um garfo faça furinhos na massa para que não quebre ao assar. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 20 minutos até dourar. Retire do forno e deixe esfriar antes de rechear. Enquanto isso, aproveite para preparar o merengue.

 PARA O MERENGUE E MONTAGEM

INGREDIENTES

• 4 claras

• 1 ½ xícara (chá) de açúcar

MODO DE PREPARO

Leve uma panela pequena com água ao fogo médio – ela servirá de base para o banho-maria.

Numa tigela de vidro refratário coloque as claras e o açúcar. Encaixe a tigela na panela e mexa com um batedor de arame por cerca de 4 minutos, até ficar liso – cuidado para não cozinhar as claras. Para ter certeza de que está no ponto, com uma colher retire uma porção da mistura e com a ponta dos dedos verifique se as claras estão aquecidas e sem grãozinhos de açúcar.

Transfira para a tigela da batedeira e bata em velocidade alta por cerca de 10 minutos, ou até esfriar e formar um merengue firme e brilhante. Reserve.

Assim que a base da torta estiver fria, desenforme e transfira a base da torta para um prato grande. Preencha todo o fundo da torta com o creme de limão, nivelando com as costas de uma colher.

Cubra o creme de limão com o merengue – coloque em colheradas formando picos para dar um aspecto mais rústico. Com o maçarico, queime o merengue para ficar bem dourado.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *