O pudim de leite que conhecemos, feito com leite condensado, foi criado pelos brasileiros no século XX. O original, feito da redução do leite com açúcar, veio de Portugal.

Há quem goste do pudim com furinhos, há quem goste dele lisinho, bem cremoso.

Há quem goste com aquela crostinha de açúcar queimado, e há quem goste da base clarinha.

São vários os truques e manhas dessa sobremesa que não pode faltar, é uma das favoritas, sempre presente nos cardápios e no dia-a-dia desde a infância.

Na casa da minha mãe é obrigatório, sobremesa favorita do meu irmão. Nos almoços e jantares de família está sempre presente, não importa a ocasião.

Aqui vai a receita na versão favorita do meu irmão: cremosa e sem furinhos!

Pudim de Leite Condensado

Rendimento: 1 forma de 18 cm de diâmetro

Ingredientes:

• 1 lata de leite condensado

• 450 ml de leite integral

• 1 colher de café de essência de baunilha (opcional)

• 2 ovos

• 4 gemas

Calda de Caramelo:

150 gramas de açúcar

Água suficiente para molhar o açúcar (aproximadamente 2 colheres de sopa)

Em uma tigela (não use liquidificador) misture o leite condensado com o leite integral e a baunilha. Em outra tigela bata os ovos e as gemas com um fouet (batedor de arame) até que a mistura fique homogênea.  Junte as duas misturas, mexa bem, coe e reserve.

Agora vamos preparar a calda de caramelo:

Coloque o açúcar e a água em uma panela e mexa. Acenda o fogo e limpe as paredes da panela com um pincel molhado para evitar a formação de cristais. Cozinhe, sem mexer até se transformar em um caramelo dourado. Despeje a calda na forma para pudim. Se preferir, faça a calda direto na forma.

Pré-aqueça o frono a 150 graus.

Em uma chaleira coloque água para ferver.

Adicione a base do pudim à forma caramelizada. Cubra com papel alumínio para evitar que a superfície do doce fique com uma crostinha (caso goste da crosta, cozinhe sem o papel).

Coloque a forma de pudim dentro de uma assadeira e coloque a água quente até 2/3 da altura da forma do pudim.

Leve o pudim ao forno e cozinhe por 1 hora e 30 minutos ou até que o centro do pudim esteja firme. Para se certificar que está cozido, espete com um palito, se sair limpo o pudim está pronto!

Para desenformar: passe uma faca de cozinha, com ponta e sem serra, em volta do pudim. Gire a forma e verifique se o pudim está solto. Se ainda estiver grudado, faça um rápido banho maria (20 segundos) para que o caramelo se solte da forma.

Se após o desenforme houver caramelo grudado na forma, aqueça-a diretamente na boca do fogão acrescentando um pouquinho de água.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *