Vi um vídeo de 30 segundos do Jamie Oliver preparando esse molho e não tive dúvidas de que ficaria gostoso… Fiz pequenas mudanças: assei a berinjela ao invés de cozinhar no vapor e usei queijo de cabra ao invés de ricota. Gostei muito do resultado. Um molho pedaçudo, saboroso e leve. Do jeito que eu gosto!

Rende 6 porções

Ingredientes:

· 4 dentes de alho

· Talos de um maço de salsinha

· 2 colheres de sopa de azeite de oliva

· 3 latas de tomate pelado

· 1 berinjela grande

· 1 pimentão vermelho

· Queijo de Cabra (opcional)

· Sal e Pimenta do Reino

Modo de Preparo:

1. Lave o pimentão, retire as sementes, corte ao meio (sentido do comprimento) e leve ao forno 200 graus para assar em uma forma refratária.

2. Lave a berinjela, retire a ponta e corte ao meio (sentido do comprimento). Faça cortes na polpa passando a ponta da faca formando cortes em xadrez,tomando cuidado para não furar a casca. Regue a polpa com azeite de oliva deixando que penetre entre os cortes e tempere com sal e pimenta do reino.

3. Coloque as duas metades com a polpa virada para cima em uma forma refratária e cubra com papel alumínio. Leve ao forno 200 graus.

4. Enquanto isso, descasque e pique os dentes de alho e reserve.

5. Pique os talos de salsinha e reserve.

6. Em uma panela grande aqueça uma colher de sopa de azeite e refogue o alho e a salsinha.

7. Acrescente o tomate pelado, tempere com sal e pimenta do reino a gosto. “Machuque” os tomates com a colher para que se desmanchem, tempere com sal e pimenta e tampe a panela para que esse molho cozinhe em fogo baixo.

8. Verifique se os pimentões estão assados (a casca fica escura e cria bolhas de ar). Retire do forno, puxe a casca com os pimentões ainda quentes. Corte em pedacinhos sobre uma tábua e acrescente ao molho. Misture bem, aproveite para quebrar os pedaços grandes de tomate que ainda estiverem presentes no molho.

9. Verifique se a berinjela está assada: a polpa deve estar macia e se soltando da casca.

10. Verifique se o molho já reduziu e se for o caso, apague o fogo para que não seque completamente. Se perceber que ainda há bastante líquido no molho, deixe em fogo baixo mexendo de vez em quando.

11. Assim que a berinjela estiver macia raspe toda a polpa com uma colher e acrescente ao molho.

12. Ajuste o sal e a pimenta, deixe reduzir até que fique consistente. Sirva sobre a massa de sua preferência e salpique pedacinhos de queijo de cabra.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *