Fazer o próprio pão é fácil, gostoso e terapêutico.

O que pode ser mais gostoso do que tirar do forno um pãozinho perfumado e fumegante?

A manteiga derretendo preguiçosa e apaixonada, o miolo macio, a casca crocante.

Essa receita de pão italiano rende dois filões ou dois pães redondos.

Não tenha pressa, o tempo de fermentação é importante e a espera vale a pena.

Pão Italiano

Ingredientes:

• 3 1/2 xícaras chá de farinha de trigo

• 1 1/3 de xícara de chá de água

• 1 colher (sopa) de fermento biológico seco (ou um pacotinho de 10 g)

• 2 colheres de chá de sal

• Farinha de trigo para polvilhar a bancada

• Azeite para untar a tigela

• Água para borrifar os pães

Modo de Preparo:

1. Numa tigela grande, misture a farinha com o sal e o fermento. Acrescente a água e misture com uma espátula para incorporar. Deixe repousar em temperatura ambiente por 10 minutos ­ assim a farinha absorve toda a água.

2. Após os 10 minutos de repouso, com a espátula, revire e dobre a massa sobre ela mesma, até que esteja numa consistência mais fácil para manusear. Transfira a massa para a bancada e sove por cerca de 15 minutos ­ dobre, amasse, estique e amasse novamente até ficar bem lisa, macia e úmida. Se preferir, você pode sovar a massa na batedeira com o gancho em velocidade baixa.

3. Unte uma tigela grande com azeite. Modele a massa de pão numa bola e transfira para a tigela untada. Cubra com um pano de prato (ou filme) e deixe em temperatura ambiente para crescer por cerca de 1 hora ou até dobrar de volume.

4. Assim que a massa tiver crescido, polvilhe um pouco de farinha de trigo sobre abancada e sove novamente a massa por mais 5 minutos. Modele novamente uma bola, cubra com o pano de prato e deixe a massa descansar por mais 10 minutos. Enquanto isso, separe uma assadeira grande e polvilhe com farinha de trigo.

5. Sobre a bancada, corte a massa ao meio com uma espátula (ou faca) e modele dois pães redondos ou dois filões. Transfira os pães para a assadeira com a emenda da massa para baixo, cubra com o pano de prato e deixe descansar por mais 30 minutos.

6. Enquanto isso, pré aqueça o forno a 220 °C (temperatura alta) ­ assim o forno vai atingir a temperatura certa no momento em que o pão estiver crescido.

7. Após os 30 minutos, com a ponta de uma faca afiada (ou estilete), faça cortes na superfície de cada pão. Borrife com água e leve ao forno. Deixe assar por cerca de 30 minutos até ficarem com a casca bem dourada.

8. Assim que estiverem assados, retire a assadeira do forno e transfira os pães para uma grelha para que esfriem completamente.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.