Essa receita não é uma receita.

Pelo menos não uma receita formal, daquelas com medidas calculadas e cujo preparo tenha sido testado.

Essa receita é intuitiva. Isso. Intuitiva. Mas minha intuição deu certo, muito certo, então passo aqui os detalhes caso queira reproduzir!

A técnica de preparo dessa receita abre espaço para as variações que cada um queira se aventurar a fazer. Isso é, a marinada seca pode conter os temperos que você mais gosta, a carne pode ser bovina ou você pode até mesmo utilizar frango, se preferir. Essas trocas vão transformar totalmente o prato.

Eu gosto muito de filé mignon e lombo suíno, mas as duas carnes costumam secar se não forem preparadas corretamente. Comecei a pesquisar possibilidades e cheguei em uma marinada seca, isso é, a carne não fica imersa no tempero. O tempero é literalmente “esfregado” por toda superfície da carne, que depois de temperada deve descansar por pelo menos duas horas para absorver os sabores.

Depois disso, é preciso “selar” toda a carne em uma frigideira (ou panela) bem quente com um fio de óleo. Selar significa dourar toda a superfície da carne, formando aquela casquinha dourada que faz com que o suco permaneça em seu interior, garantindo a tão perseguida “suculência”.

Depois de temperar e selar a carne, notei que o tempero que ficou no fundo da panela era rico, aromático, cheio de sabores. Fiquei com pena de desperdiçar e não tive dúvida: acrescentei arroz e água quente, acertei o sal e cozinhei o arroz naquele tempero gostoso.

Agora chega de mistério e eis aqui, em detalhes, a “não-receita”:

Filé Mignon Suíno

Porção para 4 pessoas

Ingredientes:

• Uma peça de Filé Mignon Suíno de aproximadamente 1 kg

• 2 colheres de sopa de açúcar mascavo

• 2 colheres de sopa de soyo

• 4 cravos moídos

• Pimenta do reino moída na hora

• 2 pitadas generosas de sal

• 1 colher de sopa de sementes de erva doce moídas

• 1 colher de sopa de coentro seco

• 2 colheres de sopa de páprica doce

• 4 xícaras de café de arroz

Modo de Preparo:

Em um pilão moa as sementes de erva doce e os cravos.

Coloque essa mistura e todos os outros temperos em um recipiente e misture bem.

Esfregue sobre toda a superfície da carne e deixe descansar na geladeira por pelo menos duas horas.

Em uma frigideira alta ou panela aqueça um fio de óleo e quando a panela estiver quente, sele todos os lados da carne até fique dourada. Desligue o fogo e transfira a carne para uma forma refratária.

Leve a carne ao forno 180 graus por aproximadamente 15 minutos

Enquanto a carne está no forno, coloque 4 xícaras de café de arroz na panela aonde a carne foi selada, acrescente 8 xícaras de café de água quente, misture bem raspando o fundo da panela para que todo o tempero se solte. Cozinhe em fogo baixo, ajuste o sal.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *